População convidada a participar na acção experimental BiodiverCities em Valongo

Haverá combate às invasoras, criação de um canteiro de polinizadores e de um hotel de insectos

0

São várias as actividades previstas na Acção Experimental BiodiverCities, que se realiza a 6 de Novembro, entre as 15h00 e as 18h00, no parque público das traseiras da Rua Dr. João Alves do Vale, em Valongo. O ponto de encontro é o Largo do Centenário.

“As actividades programadas serão desenvolvidas de forma colaborativa pelos cidadãos, especialistas convidados e técnicos municipais da Câmara de Valongo”, refere a organização. Os participantes vão envolver-se em acções de descasque de invasoras (acácia), que são ameaças ao nível dos ecossistemas; na criação de um canteiro de polinizadores, que são fundamentais para a polinização e a distribuição de sementes, o que contribui para a perpetuação de espécies da fauna e da flora e do equilíbrio ambiental; e na construção de hotel de insectos, para proteger e criar condições de reprodução de insectos polinizadores como as borboletas, as joaninhas e as moscas das flores.

Também será inaugurada a BIOteca – biblioteca verde itinerante – com enfoque no tema da biodiversidade urbana, que será localizada no espaço verde do Largo do Centenário, em Valongo.

É necessária inscrição.