Por ser uma das cidades mais jovens de Portugal, onde a corrida tem alguma tradição, Paredes é a cidade-teste do projecto europeu GEOpard.
Liderado pela Federação Italiana de Atletismo e em conjunto com várias cidades europeias -de Itália, Alemanha, Estónia e Bélgica – o projecto terá uma monitorização sobre a utilização da corrida e da caminhada como meio para um estilo de vida activo e saudável, de prevenção e integração através do desporto. Em Paredes, assume a designação “Sou Livre de Ser Saudável”. Entre Maio e Setembro, a Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o CLDS 4G e alguns clubes do concelho, como a Associação Nocturnos de Paredes, o Centro Cultural e Recreativo de Vilarinho de Baixo – Kemedo Team, a Associação ParJovem e a Associação Paredes Aventura, vai dinamizar várias actividades de corrida e caminhada para promover um estilo de vida saudável e o desconfinamento consciente e responsável.
“Vivemos parte do ano anterior confinados e queremos desconfinar em segurança”, explicou Leonel Ferreira, técnico do município no Gabinete de Desporto, na apresentação realizada, no Centro de Marcha e Corrida no Parque da Cidade de Paredes. Referiu ainda que este é um projecto a dois anos que visa fomentar a corrida e a caminhada ao mesmo tempo que actua na prevenção “da radicalização e da integração social”, uma vez que estas modalidades são acessíveis a todos.
A nível local, o projecto vai concretizar-se com várias iniciativas até Setembro, culminando com uma acção com todos os parceiros em Setembro, quando se assinala a Semana Europeia do Desporto.
O GEOpard oferece uma plataforma onde as pessoas se inscrevem e têm ligação a uma aplicação de telemóvel gratuita, a Ustep. Os paredenses podem aceitar o desafio de a instalar e fazer o registo dos quilómetros efectuados, a caminhar e/ou a correr. As distancias percorridas podem ser convertidas em “recompensas sociais” ligadas à vida saudável, “como plantação de árvores ou em fruta”. O objectivo final do projecto é alcançar os mil quilómetros percorridos. Está já a decorrer um desafio, o de Catânia, a cidade da empresa que produziu a aplicação, para tentar percorrer a distância entre Catânia e Paredes. Já Paredes vai lançar agora os primeiros desafios, um de 22 e outro de 50 quilómetros.
Na apresentação, Paulo Silva, vereador do Desporto, salientou que o município já se tem envolvido noutros projectos, nomeadamente através do Instituto Português do Desporto e Juventude. “Temos procurado integrar pessoas socialmente através do desporto e queremos continuar isso com este projecto”, afirmou, elogiando o trabalho dos clubes do concelho e realçando a importância deste intercâmbio com países da Europa. Já Francisco Leal, vice-presidente da Câmara de Paredes, sustentou que “nada melhor que preparar o desconfinamento com caminhadas saudáveis” depois de um ano em que sentimos “o que é estarmos presos”. Frisou ainda a importância do desporto nas questões da saúde física e mental.