No dia em que se assinalam os 251 anos cidade, a 3 de Março, a Câmara de Penafiel vai voltar a distinguir personalidades do concelho. Serão atribuídas Medalhas de Ouro do concelho a Abel Ferreira, o treinador de futebol penafidelense que venceu recentemente a Taça Libertadores; a Júlio Manuel Mesquita, ex- provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel (a título póstumo); e a Luís Mendes, artista plástico penafidelense.
Mas segundo a autarquia, este ano, os grandes homenageados serão os profissionais de saúde. “As Medalhas de Mérito Municipais Douradas pretendem homenagear os heróis dos nossos dias – os profissionais de saúde -, que estão, há um ano, na primeira linha na luta contra a Covid-19 e que tudo têm feito para salvar vidas. Com esta atribuição simbólica, o município de Penafiel enaltece e agradece o trabalho e a bravura destes seres humanos demonstrada sempre, mas em especial, nestes tempos difíceis de pandemia”, diz nota de imprensa.
A sessão evocativa acontece, a partir das 15h00, no Museu Municipal. A autarquia explica que a cerimónia será fechada ao público, mas transmitida via streaming em directo, sendo ainda repetida pelas 21h00 nas plataformas digitais do município, “para que toda a comunidade, ainda que em confinamento, se possa envolver na iniciativa”.
De manhã, a 3 de Março, será hasteada a bandeira da cidade e colocada uma coroa de flores à entrada do cemitério municipal em memória de funcionários e autarcas falecidos. A autarquia frisa que “todas as actividades vão acontecer de acordo com as recomendações das Autoridades de Saúde”.