Já abriram, e terminam a 26 de Fevereiro, as candidaturas ao Programa de Apoio à Produção Nacional da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.
Ao todo há 8,2 milhões de euros para apoiar micro e pequenas empresas do Tâmega e Sousa – dos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, ligadas à indústria, à construção e ao turismo, três sectores empresariais estratégicos da região, adianta a Comunidade Intermunicipal em nota de imprensa.
A mesma fonte esclarece que “o principal objectivo do programa é estimular a produção nacional e, consequentemente, reduzir a nossa dependência face ao exterior”.
Para apoiar a retoma económica, através da melhoria da produtividade das empresas, da expansão e modernização da produção e da criação de novos modelos de negócios, o programa “apoiará a aquisição de máquinas e equipamentos, serviços tecnológicos e digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam alavancar processos produtivos mais eficientes, apoiando as empresas na transição digital e energética e na introdução de processos mais amigos do ambiente”. Às empresas basta assumir o compromisso de manutenção dos postos de trabalho existentes, não havendo exigências à criação de novos.
Os apoios rondam os 30 a 40% (este último nos territórios de baixa densidade) e são “não reembolsáveis”. Pode haver majorações.
As candidaturas podem ser feitas aqui. Para mais informações contactar a CIM do Tâmega e Sousa.