O Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo estima que cerca de 90% das pessoas maiores de 80 anos do concelho de Valongo estarão vacinadas contra a Covid-19 até ao final da semana, anunciou a autarquia.

Em nota de imprensa, a Câmara de Valongo explica que, “esta primeira fase do processo de vacinação no concelho está a decorrer conforme planeado, estando já inoculados 3.843 utentes com a primeira dose e 1.373 com as duas doses”.

“Até final desta semana, o ACES Maia Valongo estima que sejam vacinados com pelo menos a primeira dose cerca de 90% das pessoas maiores de 80 anos do nosso concelho. Até ontem, quarta-feira, já estavam vacinados cerca de 72% dos utentes deste grupo prioritário. Durante o fim de semana serão vacinados cerca de 600 professores e auxiliares de todo o concelho de Valongo”, revelou o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, no arranque do funcionamento do Centro de Vacinação Rápida, instalado pela autarquia no edifício A Fábrica, localizado em frente ao Centro de Emprego de Valongo. 

Segundo o autarca, os utentes carenciados e com dificuldades de mobilidade estão a ter acesso a transporte gratuito. “Além do apoio no transporte e da instalação de centros de vacinação rápida em Valongo (no edifício A Fábrica junto ao Centro de Emprego) e em Ermesinde (no edifício Dr. Faria Sampaio ao lado da Loja do Cidadão), a Câmara de Valongo está a apoiar o processo de vacinação com a colocação de blocos pré-fabricados nas várias unidades de saúde do concelho, com a instalação de equipamentos informáticos, ligações à internet, entre outros materiais”, diz a mesma fonte, que garante estar tudo preparado para a vacinação em massa.