Quase 100 atletas de 10 instituições participaram no I Encontro Lousada Especial Gym, que decorreu no Pavilhão Municipal.
Segundo a organização, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar competências nas vertentes de ginástica rítmica (corda, fita, bola e arco), ginástica de grupo e ginástica artística (saltos, trave e cavalo com arções, arco, paralelas e solo) numa competição animada dedicada à ginástica adaptada.
Segundo a professora Paula Oliveira, responsável da Academia de Ginástica de Lousada, o evento superou todas as expectativas, tendo excedido as previsões que foram traçadas inicialmente.
“A presença do público foi outro dos factores positivos quer para os atletas participantes, quer para a organização, que ficaram muito satisfeitos com o apoio e os aplausos”, salientou.
Citado em comunicado, o vereador do Desporto, António Augusto Silva, destacou que é de elementar justiça dar a este público especial as mesmas oportunidades e a mesma visibilidade pública.
“Está de parabéns a Academia de Ginástica de Lousada, bem como as associações locais participantes: Lousavidas e ACIP”, disse.
O I Encontro Lousada Especial Gym teve como propósitos promover o valor e a diversidade de ginástica nas populações especiais, encorajar, a nível nacional, o desenvolvimento das modalidades gímnicas nestas populações e providenciar um estímulo para o trabalho destas modalidades nas instituições, clubes e escolas nacionais.
Segundo a organização, este evento teve, também, como objectivos demonstrar as possibilidades ilimitadas da ginástica, inspirando a diversão pela modalidade e os benefícios da mesma, juntar jovens especiais de todo o país, como contribuição para o convívio entre concelhos e apresentar a diversidade da ginástica adaptada a um vasto público, em especial aos lousadenses.
A iniciativa não tem qualquer carácter competitivo e foi organizada pela Academia de Ginástica de Lousada com o apoio da Câmara Municipal de Lousada.