Bastou a Suri chegar para o entusiasmo e a excitação ficarem bem visíveis no rosto das 11 crianças e jovens com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Paredes que assistiram a uma das sessões de terapia assistida com animais promovidas pelo CLDS3G – Horizontes de Inclusão, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, através do Programa Movimento Sénior.
A Suri é uma cadela de raça Golden Retriever, de quase quatro anos de idade, que conduzida por profissionais especializados da empresa Vinculum Animal, procura estimular as pessoas com que interage a nível emocional, físico, e psíquico. O objectivo destas sessões passa por promover a saúde física, através da diminuição da solidão e da depressão, da diminuição da ansiedade e de um aumento do estímulo para a prática de exercícios.
Durante o mês de Maio foram realizadas oito sessões, em vários agrupamentos de escola e instituições do concelho. No total, foram abrangidos 80 crianças, jovens e adultos com necessidades especiais ou portadores de deficiência.
“Estes jovens precisam de ser estimulados de várias maneiras”
A sessão conduzida por Maria Queiroz e Sílvia Sousa na EB 2/3 de Paredes foi interactiva, como são todas. Entre os 11 alunos que assistiram, havia crianças com trissomia 21, autismo e paralisia cerebral. Começou com perguntas e respostas sobre os cães, mas o que mais entusiasmou os mais jovens foi o contacto com a Suri. Puderam penteá-la, fazer-lhe festas e até atirar-lhe a bola.
“Estes jovens precisam de ser estimulados de várias maneiras. Já estávamos à espera que aderissem com este entusiasmo”, admitiu Fátima Sousa. Para a coordenadora do departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas, esta experiência é importante e devia ser repetida com mais regularidade. “Desperta os alunos para outras experiências e os profissionais para novas formas de trabalhar com eles”, acredita a docente.
No Agrupamento de Escolas de Paredes há, num universo de cerca de 2500 alunos, aproximadamente 120 que integram a Educação Especial. A escola tem um Unidade Especializada de Apoio a Alunos com Multideficiência, do 2.º e 3.º ciclo, desde 2012, onde são trabalhadas questões de autonomia, linguagem e socialização, sempre associadas a actividades de vida diária. “Temos também a hipoterapia e terapeutas da fala, ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas”, fruto de uma parceria com a APADIMP (Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel), e os jovens têm acesso a estimulação multissensorial na Sala de Snoezelen.
“Os benefícios da integração de um cão em terapia são incontestáveis”
Estas sessões de terapia assistida com animais, destinadas a crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais ou portadores de deficiência decorreram durante o mês de Maio, em escolas e IPSS´s do concelho de Paredes. Foram realizadas oito sessões nos Agrupamentos de Escolas de Baltar, Lordelo, Paredes, Sobreira e Vilela e ainda em instituições como a AIJA, o EMAÚS e o lar residencial da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa. 80 crianças e adultos participaram. Tinham diferentes problemáticas, desde a trissomia 21, ao autismo, paralisia cerebral, mutismo, tetraplegia e cegueira, entre outros.
Segundo a Vinculum Animal, especializada nestas sessões terapêuticas, “os benefícios da integração de um cão em terapia são incontestáveis, desde que não estejam presentes alguns factores de exclusão: fobia, alergias, problemas no sistema imunitário”. “O impacto positivo será notório a nível emocional, físico, e psíquico”, acrescentam. O animal é parte principal e integrante do tratamento. “Torna-se fácil compreender que, se à companhia do terapeuta estiver aliada a companhia de um cão devidamente treinado, dócil e interactivo, que participa nas sessões em certos momentos, haja maiores níveis de motivação, logo, maior empenho, logo, mais rapidez no alcance de objectivos previamente desenhados”.
Segundo o CLDS3G – Horizontes de Inclusão o objectivo é voltar a realizar estas sessões no próximo ano, com outros jovens do concelho.