Está de regresso a “maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais”. A 7.ª edição do Apps for Good a arrancar em Valongo, com o Encontro Regional Norte que se realiza a 18 de Junho, durante a 1.ª Edição do Switch to Innovation Summit. Mais uma vez o evento é online.
Segundo a organização, “de um total de 77 equipas de jovens entre o 5.º ano e o 12.º ano que vão participar e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais, serão escolhidas nove finalistas da Região Norte, num total de 22 soluções finalistas, que estarão presentes no Evento Final em Lisboa a 29 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian”.
Entre os exemplos de aplicações a apresentar estarão “a ‘Mafim’, que permite às pessoas mais carenciadas pedirem apoio e/ou descobrirem locais onde se encontram disponíveis alguns bens essenciais; a ‘Help Care’, que realiza uma triagem de doentes para facilitar os profissionais de saúde e a subcarga dos hospitais; a ‘Teen Invest’, que ajuda os jovens a gerir o dinheiro que recebem; a ‘Job Search’, que pretende resolver a falta de emprego em zonas do interior de Portugal; ou a ‘4Planet’, que ajuda a conhecer e a reduzir a pegada ecológica”, refere nota enviada. “Além das aplicações finalistas do Encontro Regional, será ainda entregue o Prémio do Público à solução que conseguir mais votos durante o evento”, explica a mesma fonte.
Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.
O Encontro Regional Norte da 7.ª Edição do Apps for Good em Portugal pode ser acompanhado online através de inscrição.