Lousada assinalou, na semana passada, o Dia da Protecção Civil, na Avenida Senhor dos Aflitos. Passaram pelo local mais de 750 crianças, de 10 escolas, que tiveram a oportunidade de entrar nos diversos veículos e entender o seu funcionamento, colocar questões e ficar a saber mais sobre a actuação das entidades presentes.
“Torna-se muito importante que as crianças estejam envolvidas e que que conheçam as entidades, que façam perguntas e que através destas demonstrações experimentem”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado.
Estiveram presentes a Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, os Bombeiros Voluntários de Lousada, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).
“A tarde teve um momento bastante interactivo que passou pela apresentação de diversas situações relacionadas com o trabalho das equipas cinotécnicas da GNR. Crianças e adultos assistiram e participaram em alguns dos cenários em que o desempenho dos cães se torna fundamental no salvamento”, refere nota de imprensa da autarquia. Também os Bombeiros Voluntários de Lousada participaram com a demonstração de meios e material da corporação, como os veículos de combate a incêndios urbanos e florestais e veículo de desencarceramento. Estiveram expostos veículos antigos. Já a GNR esteve presente com uma equipa do pelotão de intervenção, patrulha a cavalo, secção de cinotécnica, equipa do núcleo de protecção do ambiente, e da patrulha de serviço territorial, entre outros. O INEM esteve presente com uma ambulância, de portas abertas, que foi visitada pelas crianças permitindo esclarecer dúvidas.