Os 72 novos profissionais que foram colocados no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para colmatar as necessidades decorrentes da passagem dos horários de trabalho de 40 horas para as 35 horas semanais, já iniciaram funções, informou fonte daquela unidade hospitalar.
Segundo a mesma fonte, as contratações autorizadas pela tutela permitiram a contratação de 45 novos enfermeiros e 20 assistentes operacionais para os serviços de Cardiologia, Bloco, Medicina, Cirurgia, UCIP, Ortopedia, Urgência, Pediatria, Especialidades Cirúrgicas, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria, Neonatologia e Esterilização.
A autorização contempla, também, a admissão de sete técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica para as áreas de Análises, Medicina Física, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Farmácia e Podologia.
Uma parte significativa destes profissionais esteve, esta segunda-feira, presente numa sessão de boas-vindas promovida pelo Conselho de Administração.
Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, assumiu que a entrada destes profissionais representou é mais um passo no rejuvenescimento do quadro de pessoal e representa uma mais-valia na melhoria dos cuidados prestados à nossa população.
O CHTS é uma das maiores unidades hospitalares do país, sendo composta pelo Hospital Padre Américo em Penafiel e pelo Hospital S. Gonçalo em Amarante, tratando mais de 5% da população portuguesa (520.000 utentes), distribuídos por uma área geográfica em 12 concelhos de quatro distritos.