“Hakuna Matata”, “Um ciclo sem fim” ou “Esta noite o amor chegou” foram algumas das músicas do filme Rei Leão que mais de 700 crianças dos jardins-de-infância do concelho de Lousada entoaram, ontem, no pavilhão da Escola Secundária de Lousada.
A iniciativa, que contou com a Orquestra de Sopros Juvenil do Conservatório do Vale do Sousa, visou assinalar os 20 anos do Projecto “Brincando Musicando” que permitiu já a milhares de crianças do concelho o acesso ao ensino da música.
Centenas de pais e familiares dos meninos e meninas estiveram a assistir, muitos de telemóvel apontado para registarem o momento para o futuro.
A vice-presidente da Câmara de Lousada, Cristina Moreira, disse mesmo que este era um “momento único no país”. “Desafio qualquer um a encontrar outro projecto com esta magnitude que se mantenha há 20 anos e que os esteja a festejar numa moldura humana completamente surpreendente”, disse.
Já Filipe Fernandes, coordenador do projecto no Conservatório de Música do Vale do Sousa, não tem dúvidas dos impactos desta iniciativa junto dos jovens. “A música traz felicidade, algo que hoje em dia as crianças precisam. Uma criança que estude música vai ser certamente mais feliz e melhor em todas as outras disciplinas, porque a música é a única área que trabalha com os dois hemisférios do cérebro”, defende.
836 alunos de 25 escolas estiveram no projecto este ano lectivo
Vestidas com cores, algumas com máscaras de leão, outras com elementos ligados às personagens, as crianças mostraram o seu talento.
Ao todo foram 836 que, este ano lectivo, tiveram acesso ao ensino da música em regime de coadjuvação. Na prática isso traduz-se em professores do Conservatório a irem aos jardins-de infância dar o mote para um trabalho que é depois também desenvolvido pelas educadoras, sempre com o precioso apoio dos pais e associações de pais. “Vai um professor com formação na área que vai coadjuvar a educadora que durante a semana depois continua a trabalhar”, explica Filipe Fernandes.
O “Brincando Musicando” foi crescendo e chega hoje a 25 estabelecimentos de ensino público e particular. Os principais objectivos são permitir que os mais pequenos possam experienciar diferentes tipos de culturas musicais e instrumentos, explorar diferentes processos comunicacionais, formas e técnicas de criação musical, produzir e realizar espectáculos diversificados, bem como assistir a diferentes tipos de espectáculos em que os conhecimentos são aplicados.
“Temos 836 crianças mas certamente faltaram alguns. Temos aqui mais de 700 crianças, mais a Orquestra Juvenil do Conservatório do Vale do Sousa”, resume o coordenador do Brincando Musicando. Ao longo destes 20 anos, nem sempre a média foi de 800 alunos, mas foram “milhares” os que tiveram acesso a estas aulas, garante.
Filipe Fernandes não esconde que a coordenação foi difícil, sobretudo pela mudança de local do espectáculo à última da hora. “Temos um grupo de professores fantástico e as professoras e coordenadoras do pré-escolar dão-nos ajuda para que isto vá para a frente. Quando se trabalha em equipa é tudo mais fácil. Hoje tivemos aqui 14 professores a ajudar porque a logística era grande”, refere.
Aluna que participou no projecto é agora professora
Uma dessas docentes tinha uma história de vida especial. Um dia também Carla Sabino foi uma destas crianças que teve acesso ao ensino da música na escola. Acabou professora de música e a levar esta paixão aos jardins-de-infância do concelho.
“Comecei neste projecto quando andava na escola primária e era o meu coordenador de hoje em dia que ia lá dar as aulas de música. Quando fui para o quinto ano decidi seguir música e fui para o ensino articulado. Continuei a estudar e fiz o secundário todo na vertente musical. Fui para a universidade e tirei o curso de professora. Hoje estou com o Conservatório do Vale do Sousa e sou professora de música nos jardins-de-infância e nas Actividades de Enriquecimento Curricular”, conta a jovem de Caíde de Rei, Lousada. Ser agora quem ensina “é engraçado”, confessa. “Lembro-me muitas vezes como era no meu tempo e lembro-me das dificuldades que tinha e das coisas que gostava de fazer. E ponho-me a lembrar dessas coisas e tento implementar com os meus alunos a ver se é também aquilo que eles querem”, explica Carla Sabino. Aquilo que tenta é dar aos alunos “aquilo que não ouvem em casa”. Pô-los a ouvir outros tipos de música.
Os educadores de infância acreditam na importância deste projecto. “O ensino de música é importante para a atenção e concentração. É através da música que começam a criar focos de atenção, depois é a alegria, o divertimento, o ritmo, o aprender a fazer rimas, é fantástico”, garante Teresa Costa, educadora de infância no Agrupamento de Escolas de Lousada.
Para chegar até este resultado final, conta, começaram “com treinos pequenos e simples, do meio do segundo período até agora, uma cançãozinha de cada vez”. Depois foram “intensificando os ensaios”. “Enquanto tinham actividades punha, muitas vezes, como música de fundo estas músicas, o que ajuda a que eles enquanto fazem os jogos e actividades lúdicas as vão interiorizando. Os meninos de maneira geral gostam de música. Todos eles já começaram a tocar um bocadinho de flauta”, explica a docente. Antes de tudo, todos viram na sala o filme do Rei Leão, para perceberem a história.
Crianças gostam de música e serão “adultos diferentes”
Os meninos e meninas aceitaram o desafio com alegria. “Gosto de música. É especial para mim e eu adoro aprender coisas novas. A minha música preferida é a do Rei Leão. E gostei muito de cantar aqui hoje. Foi divertido”, diz a pequena Raquel, de seis anos. “A música ensina-nos a cantar e eu gosto. Treinamos muitas vezes. Gosto de ter música na escola. Queria que fossem mais horas”, refere Francisco Moreira, de cinco anos.
Para a Câmara Municipal este projecto é uma aposta ganha. “Estas crianças vão ser com certeza adultos completamente diferentes. Vale a pena este esforço concertado que faz do nosso concelho um concelho diferente, com uma aposta no ensino da música surpreendente. São milhares de jovens e crianças que durante muitos anos têm este contacto privilegiado com a música. Algum dia isso fará a diferença”, sustentou a vice-presidente, Cristina Moreira, dando os parabéns a todos os professores que acompanham este projecto e aos pais e associações de pais que contribuem financeiramente para o manter.