“Por Trilhos Romanos: de Musano a Septumano” foi o nome da caminhada realizada no passado domingo, inserida no programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A iniciativa decorreu na freguesia de Sousela e pretendeu aliar a actividade física à componente cultural e patrimonial, com paragens em locais de referência da história e do património local, explica nota de imprensa da autarquia.
A caminhada, que contou com a participação de 70 pessoas, iniciou-se nas capelas de Santa Águeda e São Cristóvão, tendo depois efectuado breves paragens na Quinta de Lourosa, para visita à capela de Nossa Senhora da Conceição e reforço alimentar, e no lugar de Eira Vedra.
O tema da caminhada teve por base os dois monumentos funerários associados à freguesia de Sousela: a ara de São Cristóvão, dedicada a Favius Musanos e a estela de Eira Vedra, dedicada por Septumanos a sua mãe. “Com a intervenção de dois actores, que fizeram a animação do evento em pontos específicos do percurso, e as explicações do guia da caminhada procurou-se desenvolver uma história envolvendo estes dois homens, de grupos sociais muito diferentes, que viveram por meados do século III d. C. e cuja memória se perpetuou através dos dois monumentos”, refere a Câmara Municipal.