Cerca de 70 empresários participaram, na quinta-feira, na conferência “Como negociar na América Latina? Panamá, Perú e Colômbia”, promovida pela Câmara Municipal de Paredes, a Casa da América Latina e a APCP – Associação para a Competitividade de Paredes.
A iniciativa decorreu no auditório da Casa da Cultura de Paredes e teve como principal objectivo dar a conhecer às empresas portuguesas os mercados do Panamá, do Perú e da Colômbia, debatendo os caminhos da internacionalização na região, diz nota de imprensa da autarquia. Tratam-se de três países em crescimento e com oportunidades de negócios.
“A economia do concelho de Paredes é muito orientada para a indústria do mobiliário, mas, fruto de um intenso e bem-sucedido trabalho da Câmara Municipal na captação de investimento e da visão dos empresários, temos vindo assistir a uma crescente diversificação do tecido empresarial concelhio”, disse o presidente da Câmara Municipal de Paredes. “Iniciativas como esta permitem abrir as portas de novos mercados aos nossos empresários. E no caso do Panamá, do Perú e da Colômbia, falamos de um mercado de cerca de 100 milhões de habitantes”, salientou Celso Ferreira.
Para além das intervenções dos representantes de cada um dos países e antes do debate final, aberto ao público, houve ainda uma apresentação de Maria João Veiga Gomes, directora da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, relativa ao papel e ao contributo da agência na internacionalização das empresas. Aquela responsável aproveitou ainda para explicar que a afirmação das empresas portuguesas no mercado internacional passa por uma aposta diferenciadora em detrimento da exportação em massa. “Esta estratégia de diferenciação do produto português através da inovação, do design e do valor acrescentado permite-nos o posicionamento num mercado de valor médio-alto ou alto”, assegurou.