Mais de 70 candidatos de 20 nacionalidades estão inscritos no I Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada (CICLO), que vai decorrer de 3 a 10 de Julho.

A organização é da Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML) e contará com um júri internacional, sendo que para além dos portugueses Cesário Costa, Elisabete Matos, Ana Paula Russo, André Cunha Leal e José Corvelo, contará ainda com Aquiles Machado (Venezuela) e Carmelo Caruso (Itália), informa nota de imprensa.

Os participantes já confirmados vêm um pouco de todo o mundo, como dos Estado Unidos da América, México, China, Coreia do Sul, Alemanha ou Itália, entre outros.

O Centro de Interpretação do Românico será o palco até 9 de Julho. No dia 3 haverá ensaios gerais, a 4 e 5 as eliminatórias, a 6 de Julho a semi-final e, no dia 9, a final.

O CICLO irá terminar com um Concerto de Laureados, no dia 10 de Julho, às 15h00, na Casa da Música, no Porto.

Os prémios vão dos 1000 aos 6000 euros e o concurso é aberto a cantores portugueses e estrangeiros dos 18 aos 36 anos.

Segundo a ACML, a meta é que este evento se afirme, “a médio e longo prazo”, como “o maior concurso de canto em Portugal”. “O CICLO terá divulgação nacional e internacional, podendo receber candidatos de todo o mundo, mas tem especiais expectativas em relação aos concorrentes nacionais e europeus. Para além do concurso propriamente dito, serão também dinamizados durante o CICLO, até pelo interesse artístico que comportam as pessoas que fazem parte do júri, palestras, masterclasses e outros eventos, a desenvolver nos dias destinados à respectiva fase final do concurso”, informa ainda a organização. ​