65 patinadores, muitos deles campeões regionais e nacionais, vão participar num espectáculo que promete deslumbrar as mais de três mil pessoas que, nos dias 18, 19 e 20 de Dezembro, deverão lotar as bancadas do Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira. Enquanto essas datas não chegam, os atletas da Juventude Pacense vão treinando oito horas por dia para que nada falhe no momento de apresentar uma coreografia original e que, este ano, tem a história de Peter Pan como pano de fundo.
Também os pais dos patinadores vão, noite após noite, trabalhando nos cenários e no guarda-roupa que são elaborados apenas e só com recurso à prata da casa. Esta foi a única forma encontrada para criar um espectáculo que a organização garante ser de alta qualidade e que tem um orçamento de apenas 20 mil euros.
Atletas de alto rendimento em pista
É já o sétimo espectáculo que a secção de Patinagem Artística da Juventude Pacense apresenta. Este ano, o universo da Disney volta a ser fonte de inspiração e cedeu Peter Pan como figura central de uma coreografia que contará com 65 atletas, com idades compreendidas entre os 4 e os 24 anos, a patinar pela pista do Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira. “Os atletas são todos formados na Juventude Pacense. E a coreografia é inteiramente original”, realça o treinador.
Pedro Craveiro assegura que a qualidade está garantida com a presença de atletas de elite, consagrados com títulos regionais, nacionais e ainda com prestações de excelência a nível europeu. “Este espectáculo é o seguimento do que vamos fazendo ao longo do ano”, frisa.
Entrada custa cinco euros
Durante uma hora, os espectadores serão surpreendidos com muitos dos tradicionais movimentos e figuras da patinagem artística, mas ainda com um “espectáculo que conjuga multimédia, som e cenários fixos”. “Será um espectáculo moderno, interactivo e no qual acontecerão triplo saltos”, prometeu o treinador da Juventude Pacense numa conferência de imprensa realizada no último fim-de-semana. Nessa altura, Pedro Craveiro anunciou, igualmente, a presença de dois cantores, que actuarão ao vivo.
Para que nada falhe nas três datas já marcadas para a interpretação de Peter Pan, os 65 patinadores treinam desde Setembro. Os treinos têm decorrido após o fim das aulas, mas quando se iniciar o período de férias escolares, os ensaios serão efectuados ao longo de oito horas diárias.
Também os pais estão desde Setembro a trabalhar no espectáculo. São eles que, todas as noites, se juntam num dos pavilhões do Parque de Feiras e Exposições da Associação Empresarial de Paços de Ferreira para construir cenários, criar o guarda-roupa e preparar a maquilhagem a usar pelos atletas. Só desta forma será possível promover um evento deste género com um orçamento de 20 mil euros.
As entradas para o Peter Pan em patins custam seis euros, mas existe um pack especial para famílias.
Espectáculo vai ajudar criança com paralisia cerebral
O espectáculo de Natal da Juventude Pacense terá uma vertente solidária importante, ao permitir que duas crianças doentes concretizem, através da Make a Wish, um dos seus maiores desejos.
Também parte da receita será canalizada para ajudar Maria Teresa, uma menina de 4 anos que sofre de paralisia cerebral. Esta criança de Frazão nasceu prematura e, um mês depois, foi-lhe diagnosticada uma doença que a impede de andar e lhe causa outros problemas de índole motora. “Já tem uma operação marcada no México que custa oito mil euros e está a realizar um tratamento intensivo que vai-se alongar até Maio e que tem um custo de 300 euros por semana”, explicou o padrinho Filipe Mendes.
No âmbito do espectáculo da Juventude Pacense e a reverter, igualmente, para a causa “Vamos ajudar a Teresinha a andar” irá realizar-se o 2º Passeio Bruno Pires, que tem já a presença garantida de vários ciclistas profissionais. “Quando me falaram deste caso eu fiquei logo interessado em ajudar. E quando conheci a Teresinha aceitei logo ajudar”, referiu Bruno Pires.
Uma caminhada e uma aula de zumba também fazem parte deste programa solidário.