No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está a decorrer, esta quarta-feira, na Citânia de Sanfins, em Paços de Ferreira, uma recriação histórica que envolve cerca de 600 alunos do 2.º e 3.º ciclo do concelho.
O objectivo é, segundo a Câmara Municipal, que descubram e vivenciem a história do maior castro escavado do noroeste peninsular. Durante todo o dia, os jovens alunos vão “vestir a pele” de um guerreiro, de um pastor ou de um mercador e participar em várias actividades.
A iniciativa foi organizada pelo Agrupamento de Escolas de Eiriz, em parceria com a escola profissional Vértice, o Agrupamento de Escolas de Freamunde, o Centro Paroquial e Social de Sanfins e o projecto “Estamos no ir ou no Bai”.
No local estiveram o presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, o vice-presidente, Paulo Barbosa, o presidente da União de Freguesias de Lamoso, Codessos e Sanfins, Joaquim Santos, bem como o director da Estação Arqueológica e do Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, Armando Coelho.