Cerca de 545 crianças e jovens da região do Tâmega e Sousa conceberam decorações de Natal e um kit informativo sobre as mesmas no âmbito de uma iniciativa europeia de troca de decorações que visava construir uma Árvore de Natal multicultural com elementos de 30 escolas diferentes.
Da região participaram sete estabelecimentos de ensino de Paços de Ferreira, Penafiel, Baião e Marco de Canaveses: Escola Básica de Penamaior; Agrupamento de Escolas de Eiriz (Baião); Agrupamento de Escolas de Sande; Agrupamento de Escolas D. António Taipa; Escola Profissional Vértice; Escola Básica de Arreigada e Creche e Jardim de Infância “O Capuchinho”.
O projecto de “Troca Europeia de Decorações de Natal foi realizado pelo Centro de Informação Europe Direct do Tâmega e Sousa pelo quarto ano. “Trata-se de uma proposta vinda de um centro homólogo, Centro Europe Direct de Wrexham, do País de Gales, que tem em vista a troca de decorações de Natal produzidas nas escolas, desde o ensino pré-escolar ao ensino básico, com cerca de 30 regiões europeias”, explica nota de imprensa.
“Esta iniciativa constitui-se numa óptima maneira dos estabelecimentos de ensino se envolverem no contacto com estabelecimentos de ensino europeus, permitindo a partilha de decorações e tradições de Natal, que transportam as crianças para o conhecimento dos outros países e de outras culturas europeias”, sustenta a mesma fonte.