Desde as 0h00 horas de sábado até às 16h00 horas desta segunda-feira, foram registadas 47 ocorrências de incêndios florestais no concelho de Penafiel.
Segundo nota de imprensa, a Câmara Municipal de Penafiel, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, continua a acompanhar no terreno, e em permanência, a situação. A prioridade, diz a autarquia é “a defesa de pessoas e bens, assegurando ainda, no limite da sua capacidade, a extinção de vários focos de incêndio, não se tendo verificado vítimas ou danos em habitações e/ou outras infra-estruturas”.
Ao final do dia desta segunda-feira estavam 10 incêndios activos, que mobilizam um total de 53 bombeiros, apoiados por 18 viaturas.
“Apesar do ligeiro desagravamento nas condições meteorológicas durante o dia de amanhã, é expectável a continuidade das condições meteorológicas extremas durante os próximos dias, pelo que se recomenda a adopção de medidas de prevenção, veiculadas pela Protecção Civil, destacando-se a proibição do uso de fogo durante o período crítico de incêndios florestais”, lembra a autarquia.
Elogiando o trabalho realizado pelos bombeiros e pelas equipas de Protecção Civil, a Câmara de Penafiel apela à comunidade para que colabore nesta fase crítica de incêndios florestais, apoiando os bombeiros e comunicando às autoridades policiais toda e qualquer actividade suspeita.