A organização do II Concurso a Melhor Rabanada Ermesinde espera obter cerca de 50 inscrições para a edição deste ano, agendada para o dia 1 de Dezembro, uma iniciativa Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, com o apoio da Junta de Freguesia de Ermesinde, da Associação e da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.
“As inscrições iniciaram esta segunda-feira e terminam dia 30 deste mês, pelo que ainda não dispomos do número de inscrições. No ano passado contamos com a presença de 28 participantes, pelo que a nossa meta, este ano, é chegar aos 50 participantes”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.
Falando da forma como se vai processar o concurso, o autarca realçou que a inscrição pode ser feita no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, devendo os participantes, no acto da inscrição, levantar um prato de barro, também conhecido por travessa, para colocar as rabanadas, deixando uma caução de 7,5 euros, que será restituída aquando da entrega das rabanadas.
Juntamente com as travessas ou ladeiras, os concorrentes levantam também um envelope e uma ficha de identificação. As inscrições estão limitadas a 50 concorrentes.
Segundo o responsável pela Junta de Freguesia de Ermesinde, a participação no evento (inclui tertúlia e convívio) tem o valor simbólico de dois euros, revertendo essa verba para os Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Será, também, sorteado pelos participantes um cabaz com produtos regionais.
Ao Verdadeiro Olhar, João Morgado realçou, também, que este evento, apesar de estar apenas na sua segunda edição, é já uma referência na cidade de Ermesinde e no concelho, sendo um produto emblemático no território a par da sopa seca de Valongo.