São esperados mais de 5.000 avós no Parque da Cidade de Penafiel, no dia 26 de Julho, para assinalar mais um Dia dos Avós.
“Todos os avós do concelho estão convidados a participar neste dia especial num programa recheado de actividades que lhes são dedicadas”, diz nota de imprensa da autarquia.
O programa do Dia dos Avós começa logo pela manhã. Às 9h30 a organização dinamiza a actividade “Avós em movimento” com aulas de zumba, ginástica e dança e, logo de seguida, decorrerá a apresentação do livro “Conta”, de Cidália Fernandes, uma história que fala do amor entre netos e avós. Às 11h00, realiza-se a Missa Solene presidida pelo Reverendíssimo Bispo do Porto. O dia continua com o habitual Mega Pic-nic e com a actuação de vários artistas durante toda a tarde.
“Ainda durante a tarde será apresentado e servido um bolo com 103 metros, que representa os 103 anos do avô mais velho que estará presente no evento”, explica a câmara.
As comemorações completam-se com a homenagem a Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel e mentora do Dia dos Avós em Portugal. “A penafidelense dedicou vários anos da sua vida para dedicar um dia a todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações”, lembra o município. O Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003, após inúmeros contactos de Ana Elisa de Couto, já falecida, que reclamava desde 1986 a oficialização daquele dia.