Lousada promove até 21 deste mês, a 14.ª edição do programa “Aprendiz por 1 Dia”, que se destina a alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade, das escolas públicas e privadas.
Nesta edição estão inscritos cerca de 440 jovens que vão ter a oportunidade de experimentar 102 áreas profissionais distintas, permitindo enriquecer a aprendizagem dos estudantes, bem como os ajudar a tomar decisões informadas no que toca às suas futuras carreiras.
Este é um projeto, iniciado em 2006, que dá a oportunidade de, durante um dia, os jovens acompanharem um profissional ao longo das suas funções diárias e participarem nas tarefas quotidianas, num contacto com o mundo real do mercado de trabalho numa área que vá de encontro às suas preferências. No local escolhido e durante esse dia, podem contactar com os profissionais, colocar questões e, fundamentalmente, experienciar a área profissional do seu interesse, explica aautarquia.
“Aprendiz por 1 Dia” insere-se no Programa DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade.
Nesta edição as áreas mais procuradas são a saúde, nomeadamente medicina, ciências biomédicas, engenharia Biomédica, neurociência e medicina veterinária, as forças de segurança, com destaque para a Guarda Nacional Republicana e Polícia Judiciária e a carreira militar são também alguns dos exemplos do que os alunos mais pretendem experimentar. A engenharia mecânica, mecânica automóvel e mecatrónica, engenharia e programação informática têm muita adesão por parte dos alunos, bem como educadoras de infância e barbeiros.
