A 7.ª edição do “Aprendiz por 1 dia”, uma iniciativa da Câmara de Lousada direccionada aos alunos frequentam o 9.º ano de escolaridade, envolveu cerca de 400 alunos e um total de 60 entidades.
O objectivo foi promover a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória, incrementar a orientação para a escola do futuro, numa perspectiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar para a conclusão da escolaridade obrigatória.
Os alunos que participaram na actividade tiveram a oportunidade de durante um dia contactar “in loco” em contexto de trabalho, com uma profissão e conhecer a realidade dessa empresa que os acolheu.
Citado em comunicado, o vereador da Educação, António Augusto Silva, destacou que esta é uma actividade já consolidada e que tem sido do agrado dos jovens aprendizes.
“Não posso deixar de agradecer às instituições e empresas do concelho e de fora dele a disponibilidade e carinho com que receberam os nossos alunos neste primeiro contacto com o mundo do trabalho”, disse, salientando que a edição do Aprendiz por um Dia integrou, este ano, um total de 96 áreas profissionais desde a bioquímica, biologia marinha, desenho de construção civil, arquitectura e astronomia.
“Mas também houve solicitações de jovens que pretendem ser agricultores, cozinheiros, costureiras, estilistas, camionistas, serralheiros, historiadores ou locutores de rádio e até mesmo um técnico de pirotecnia” revelou.
“Aprendi que se quiser seguir aquilo que eu gosto mesmo tenho de dar o meu máximo e trabalhar arduamente todos os dias”
João Leal, aluno da Escola Secundária de Lousada, um doas alunos que participou na edição do “Aprendiz por um Dia” e que teve como primeira opção a profissão de piloto comercial disse ter ficado agradado com a experiência. Citado em comunicado, o jovem confessou que esta experiência correspondeu as expectativas que tinha. “Aprendi que se quiser seguir aquilo que eu gosto mesmo tenho de dar o meu máximo e trabalhar arduamente todos os dias”, assegurou.
Francisco Nunes, também aluno da Escola Secundária de Lousada, manifestou que a ida à Nortávia foi muito interessante, apesar de ter sido “a segunda opção de escolha, porque pretendo ser Engenheiro Aeronáutico. “No entanto, atingiu as minhas expectativas, na medida em que aprendi muito sobre aeronaves”, constatou.
Já Renato Teixeira, da EB 2,3 de Nevogilde, que pretende enveredar pela carreira militar,pela GNR participou nas actividades do “Aprendiz por 1 dia” no Posto Territorial de Lousada. “Esta foi a primeira escolha, porque quis experimentar e conhecer mais sobre esta profissão que penso ter no futuro” assegurou.
O projecto inseriu-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) e é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).