40 participantes marcaram presença no seminário “Organização e gestão de eventos desportivos”, iniciativa que decorreu no Estádio Municipal de Futebol do Complexo Desportivo de Lousada, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) no âmbito do programa Dirigesport.
Esta acção teve como destinatários dirigentes desportivos associativos.
O Dirigesport tem como objectivos a capacitação para dirigentes desportivos associativos da região. O programa vai decorrer até Dezembro e será constituído por seis acções de capacitação temáticas, ministradas por personalidades da área e com experiência no contexto desportivo.
Segundo a CIM Tâmega e Sousa, o Dirigesport tem, também, como propostos a qualificação técnica dos dirigentes desportivos, cujo número tem vindo a decrescer em diferentes modalidades.
O programa preconiza, igualmente, a capacitação de directores técnicos, gestores desportivos, técnicos de desporto e outros agentes desportivos do Tâmega e Sousa que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções de direcção e gestão de clubes ou entidades desportivas e que procurem adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos na área da gestão e liderança desportivas.
Pretende-se, assim, munir os actuais e futuros dirigentes de um conjunto de ferramentas, fundamentalmente práticas, que lhes permita criar valor nas suas organizações desportivas locais.
O programa conta com a coordenação científica do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro.
A sessão de abertura contou com as presenças do vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto Silva, o primeiro-secretário da CIM Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, o Prof. Mário Gandra, do ISCE Douro, e o formador da Globalsport, Paulo Costa.