O 34.º Festival de Folclore Cidade de Penafiel foi um sucesso e assume-se, cada vez mais, como o maior cartaz de etnografia do concelho, adiantou o presidente do Grupo Folclórico da cidade, António Oliveira.
Segundo o dirigente associativo, a 34.ª edição do Festival de Folclore Cidade de Penafiel além da presença de vários grupos nacionais contou com um grupo estrangeiro, oriundo da Eslováquia.
“O 34.º Festival de folclore assume-se, cada vez mais, como o maior cartaz de etnografia e folclore em Penafiel. Tivemos grupos vindos de vários pontos do país, Ponte de Lima, Vila nova Anços -Soure, dos Açores, como é lógico de Penafiel, e também da Eslováquia. Foi um espectáculo, de cor, luz, som, etnografia, folclore”, disse, afirmando que o festival se tem afirmado pela sua diversidade cultural, sendo uma mostra de vários usos e costumes da região e de outro tipo de danças e cantares.
Falando do Festival, António Oliveira esclareceu que a organização concretizou os objectivos que tinham sido previamente definidos para este festival, sendo meta do grupo continuar a preservar e divulgar a cultura etnográfica e folclórica do concelho.
O presidente do Grupo Folclórico de Penafiel destacou que os grupos presentes no festival tiveram a oportunidade de visitar a cidade, alguns pontos de interesse no concelho, tendo o Grupo da Casa do Povo das Bandeiras, da Cidade da Madalena, na ilha do Pico Açores, estado em Penafiel durante seis dias.
António Oliveira recordou, também, que o presidente da Câmara Municipal da Madalena – Pico, esteve em Penafiel, tendo sido recebido pelo presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa.