Sensibilizar os mais jovens para os perigos das dependências foi o objectivo do programa “Cuida-te”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, que chegou a cerca de 300 alunos do ensino secundário do concelho de Penafiel.

A iniciativa, promovida em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e o Grupo de Jovens da Capela (CECA), ficou marcada por um teatro-debate “(In)dependências”.

Na peça foram abordadas cinco situações de tipos de dependência, como o telemóvel e o computador; álcool, drogas e suas consequências; hábito ou dependência; diversidade e curiosidade; dependências e famílias.

“Esta iniciativa permitiu que os alunos do nosso concelho interagissem com os actores sobre os temas em análise. No final da peça de teatro foram levantadas questões sobre os perigos associados às diversas situações de dependência que os nossos jovens estão sujeitos. É muito importante promovermos este género de parcerias, que têm como objectivo elucidar os nossos jovens para a adopção de um estilo de vida saudável, fazendo-os sair da sua zona de conforto e falar com eles de forma aberta e clara dos problemas. Foi, sem dúvida, uma excelente forma de lhes passar mensagens tão importantes”, defende Susana Oliveira, vereadora da Promoção da Cidadania da Câmara Municipal de Penafiel, citada em comunicado.