300 alunos de Valongo vão participar nas Olímpiadas de Educação Financeira”, de um total de 15 mil alunos oriundos de escolas de vários pontos do país.
A competição está integrada no programa “No Poupar Está o Ganho”, implementado em Valongo, através de uma parceria entre a autarquia e a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
Vão estar abrangidos alunos do 1º ciclo até ao secundário, sendo que, entre 13 e 24 de Março, cada turma terá acesso a um quiz digital, onde vão “responder em conjunto, procurando acertar no máximo de respostas no menor tempo possível”, explica o município.
As 60 questões que fazem parte do jogo abordam várias das temáticas desenvolvidas, ao longo do ano letivo e que passam por “planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros), poupança, ética, direitos e deveres do consumidor e ainda economia circular”.
As turmas com melhor pontuação no quiz serão vencedoras, a nível municipal ou nacional, das “Olimpíadas de Educação Financeira” e os resultados vão ser divulgados entre 29 e 31 de Março.
Para além das “Olimpíadas”, o “No Poupar Está o Ganho” proporciona às turmas que integram o projecto um conjunto de conteúdos, recursos multimédia, jogos e livros digitais que procuram “contribuir para a formação dos alunos enquanto futuros consumidores mais informados e conscientes”.
O programa integra também um ranking mensal inter-escolas, desafios mensais e um ainda um concurso final que tem como objetivo “incentivar os alunos do projeto a aplicarem os conhecimento e competências de literacia financeira” que adquirem ao longo do ano, diz a Câmara.
Já aos professores que participam com as suas turmas no “No Poupar Está o Ganho”, é proporcionada formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira, obrigatória no ensino básico, nos seus planos de aulas.