Ao longo dos próximos anos lectivos a Câmara Municipal de Lousada vai entregar o livro de banda desenhada AGÁ, que tem como cenário o concelho, a cerca de 3.000 alunos do 9.º ano. 700 jovens recebem a obra, que foi apresentada no dia 31, na Biblioteca Municipal, já em 2017.
“É um orgulho apresentar este novo livro que fala de Lousada e do ambiente, através de uma história futurista. É importante agitar consciências para relembrar que não podemos esquecer o meio ambiente, apesar de sabermos que não vamos mudar o mundo”, realçou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado.
Vítor Oliveira, responsável pelo argumento e pelo desenho, destaca que foi “uma oportunidade única poder escrever este livro que se assume como pedagógico, mas também divertido”, alertando para problemáticas como as alterações climáticas, a guerra e a fome, entre outros flagelos. O autor refere ainda que “o livro é sobre a esperança, procurando não identificar quem faz mal, mas ser uma reflexão sobre a importância das atitudes de cada um perante o ambiente”. A história passa-se em 2315.
Esta obra vem juntar-se a outras escritas, propositadamente, para os alunos do concelho e que integram o Plano Municipal de Leitura: “Contos do rio que corre”, da autoria do escritor Álvaro Magalhães, para alunos do 4.º ano; e “O caderno de JB encontrado em Lousada”, de António Mota, para os do 6.º ano. “São duas obras originais cujas narrativas se desenrolam no território do Lousada e que foram entregues ao longo dos últimos três anos a alunos do ensino público e privado”, recorda a autarquia, em nota de imprensa.
Segundo a mesma fonte, Pedro Machado anunciou que estão a ser escritas outras duas obras, da responsabilidade de José Fanha e de António Torrado, que vão substituir as existentes destinadas ao 4.º e 6.º ano.