Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes acolhe, este sábado, o “VI Encontro Nacional da Mulher Bombeiro”. Segundo a corporação, há já 250 elementos femininos de todo o país inscritos.

“O objectivo geral do encontro é transmitir ao público-alvo, mulheres bombeiro, as experiências de carreira, obstáculos, desafios, realizações ou outras, por forma a motivar, promover e realçar a importância da mulher nesta actividade”, explica a associação humanitária.

Dos 70 elementos do corpo activo dos Bombeiros Voluntários de Paredes 28 já são mulheres (e há mais sete nas escolas de infantes e cadetes), o que é significativo visto que a corporação só aceitou começar a receber elementos femininos em 2001, refere o comandante da corporação, José Morais. “O número de mulheres tem vindo a crescer e o tratamento em termos de carreiras é igual. Fazem as mesmas provas físicas e teóricas, sendo a classificação feminina até por norma das melhores, são integradas e vão progredindo na carreira”, sustenta. “Neste momento temos abertos concursos em todas as categorias e tenho a certeza que vão concorrer mulheres ao lugar de sub-chefe”, deu como exemplo.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Nos Bombeiros, de Paredes e do país, acredita José Morais, as mulheres têm “igualdade de oportunidades”.

O evento, realizado no sábado, contará com um colóquio e um almoço convívio. A sessão de abertura acontece pelas 9h00. No primeiro painel, moderado por Sofia Ribeiro, jornalista do Bombeiros de Portugal e presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, será abordado o tema “A mulher bombeiro voluntária”, com testemunhos das bombeiras de primeira classe e estagiária do corpo de Bombeiros Voluntários de Paredes, Ana Moreira e Cláudia Costa; “A mulher bombeiro profissional”, tendo como oradora a bombeira sapador da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, Ana Sofia Silva; e “A mulher na Força Especial de Protecção Civil”, com o testemunho da bombeira na 3.ª Companhia da Força Especial de Protecção Civil, Ermelinda Naia.

Publicidade

Às 10h20 serão entregues as distinções aos vencedores do concurso de vídeo realizado. Segue-se, às 11h00, o segundo painel, moderado por Joana Carneiro, jornalista da Agência Lusa e vogal da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, vai debater o “Comando no feminino”, com a comandante em regime de substituição dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Diana Silva; “A mulher dirigente associativa”, com a presidente da direcção dos Bombeiros de Loures, Cristina Escórcio; e “A mulher na formação dos Bombeiros”, com a vogal da direcção da Escola Nacional de Bombeiros, Susana Silva. Depois da sessão de encerramento à um almoço convívio em Cristelo.