Aproxima-se a passos largos o dia 3 de Março.
A cidade já se prepara para a festa. São 248 anos.
Já podemos ver as bandeiras que esvoaçam ao vento, erguendo bem alto e mostrando a todos o orgulho de sermos Penafidelenses.
Apesar de contar já muitos anos enquanto cidade, assumimos Penafiel como uma cidade jovem, dinâmica e onde tudo acontece.
Quem nos visita, promete voltar para conhecer mais.
Quem cá vive, tem orgulho de dizer que é de Penafiel.
Quem cá investe, não se arrepende.
Assim é a dinâmica na nossa cidade e concelho.
Somos a segunda cidade mais antiga do distrito do Porto e, portanto, temos já uma história rica e longa.
Mas não somos só ricos em história. Somos ricos no património que temos. Somos ricos pelas gentes que cá temos e que contribuem, dia após dia, para que Penafiel seja a referência na região.
Este ano, o tema da sessão solene, é a Cultura. Tantos homens, mulheres e instituições que trabalham, nas mais variadas artes, e que fazem com que Penafiel se afirme na sua vertente cultural. São esses que vão ser distinguidos este ano e que, simbolicamente, representam todos os demais que contribuíram para que Penafiel recebesse o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, por parte da Sociedade Portuguesa de Autores. Jovens talentos, outros menos jovens, mas que são um exemplo para todos nós e que nos devem motivar e incentivar a fazer cada vez mais e melhor para honrar a nossa terra, seja dentro ou fora de portas.
O orgulho de sermos Penafidelenses não conhece fronteiras.