FOTO: CRE.Porto.amourao

Ao todo, 23 voluntários participaram, no último sábado, numa acção de plantação de 207 árvores autóctones na margem ribeirinha do rio Ferreira, em Valongo.

A parcela intervencionada tinha cerca de meio hectare e anteriormente esta “invadida por acácias e eucaliptos”. Agora foram plantados 50 amieiros; 20 borrazeiras-pretas; 50 freixos; 30 pilriteiros; 30 gilbardeiras; e 27 sanguinhos-de-água.

Os voluntários trataram do “alargamento de covas, a plantação das árvores e arbustos, colocação de composto e a sinalização com estacas e protectores”.  “No futuro, a parcela será contemplada com acções de manutenção do Programa Metro Quadrado – Programa de Manutenção de Árvores de Floresta Nativa da Lipor, de modo a promover o desenvolvimento do bosque ribeirinho”, explica a organização, o FUTURO – projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, Município de Valongo e CRE.Porto.

“Esta plantação estreou um leque de acções que serão realizadas nas próximas semanas no Parque das Serras do Porto, onde se pretende recuperar na presente época, no âmbito do projecto FUTURO, mais de 8 hectares de área florestal”, indica a mesma fonte.

FOTO: CRE.Porto.amourao