Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

As contas de 2020 da Câmara Municipal de Penafiel evidenciam “forte redução do passivo”, da dívida a fornecedores e dívida a terceiros e demonstram “a maior taxa de execução” dos últimos anos. Os documentos foram ontem aprovados em reunião de executivo “por unanimidade”.

“Com os cinco votos dos eleitos pela coligação Penafiel Quer e com os quatro votos do Partido Socialista, todos a favor, as contas foram aprovadas de forma histórica por unanimidade e sem qualquer contestação”, destaca nota de imprensa do município.

”Sinto-me muito feliz por terem sido aprovadas as melhores contas de sempre, desde que há um sistema de contabilidade organizada nos municípios. A aprovação das contas por unanimidade, ou seja, com os votos a favor da oposição, só evidencia aquilo que temos vindo a dizer há já algum tempo, que a câmara municipal tem feito um percurso de estabilidade orçamental, reduzindo a dívida sem deixar de realizar obras e investimentos importantes para o concelho”, destaca o presidente da Câmara, Antonino de Sousa, citado em nota.

Segundo a autarquia, os documentos de prestação de contas de 2020 revelam “forte redução do passivo, que registou uma descida de 20% em comparação com período homólogo e decresceu 53% relativamente a 2017”. “Também se registou uma forte diminuição total da divida a fornecedores, que só neste mandato, 2017-2020, teve uma redução de 11 milhões de euros”, destaca a informação enviada. As dívidas a terceiros reduziram cerca de 35% e foi registada “a maior taxa de execução do orçamento nos últimos anos”. Por outro lado, destaca o município, o valor de empréstimos de médio/ longo prazo “é o mais baixo de sempre”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here