Bombeiros de Paredes inauguram obra de requalificação da Base de Apoio Logístico

Estrutura tem agora mais condições para dar apoio a centenas de operacionais do distrito e do país. Corporação celebra amanhã os 137 anos de existência e realiza homenagens e atribui condecorações

0

É inaugurada, amanhã, durante as comemorações do 137.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, a obra de requalificação da Base de Apoio Logístico (BAL). A intervenção, de 90 mil euros, permitiu dotar o espaço de melhores condições, em termos de camaratas, balneários e sanitários.

Nos últimos quatro anos, entre 2017 e 2020, a BAL acolheu 1.700 dormidas, forneceu 3.333 almoços e 2.064 jantares, dando apoio a operacionais do distrito e do país.

Veículo com 101 anos vai desfilar

Segundo o presidente da direcção dos Bombeiros de Paredes, Carlos Silva foi requalificada toda a área da BAL e foram construídos balneários e sanitários num investimento de 90 mil euros a expensas da associação humanitária. “Foram requalificados todos os dormitórios. Há cinco novas camaratas, sanitários e balneários para homens e mulheres”, esclarece também o comandante da corporação José Morais.

A Base, sobretudo durante o período de Verão, acolhe o pré-posicionamento de meios dos bombeiros do distrito e dá apoio a grupos de reforço de vários pontos do país quando há grandes ocorrências, servindo como espaço de apoio logístico para dormidas, alimentação e combustível, refere o comandante. Pode receber até 100 elementos. Com estas obras, “ficam garantidas condições de dignidade para bombeiros e outros elementos da protecção civil”.

Carlos Silva recorda que esta era uma das prioridades definidas pela direcção a que preside. As outras passam pela beneficiação do pavimento do parque de ambulâncias e por uma alteração “radical” na central, que está “obsoleta”. “O valor é elevado, mas mantemos o objectivo, se não for este ano será no próximo”, sustenta o responsável. Tudo sempre tendo em vista a meta maior: manter estáveis as contas da associação humanitária.

As cerimónias dos 137 anos contarão ainda com a apresentação de um veículo de 101 anos recuperado. Viajará entre a Câmara de Paredes e o quartel, transportando o edil, Alexandre Almeida, e o vereador da Protecção Civil, Elias Barros. Será também benzida uma ambulância do INEM. Haverá ainda promoções, condecorações e homenagens.

Os Bombeiros de Paredes têm 80 elementos no corpo activo, mas querem aumentar o número e apostar no rejuvenescimento. A corporação tem 30 novos estagiários, sendo que 10 passam amanhã a bombeiros de terceira, e dinamiza uma escola de infantes e cadetes.

Outro dos objectivos é aumentar o número de sócios, o que foi adiado pela pandemia. “Queríamos lançar uma campanha de angariação de sócios, mas foi adiada. Temos 3.200 e a queríamos chegar à fasquia dos 5.000”, adianta Carlos Silva.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here