Se há área em que a região se tem evidenciado é no desporto, sendo várias as modalidades em que atletas e clubes de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo se têm notabilizado a nível nacional e até internacional.

Uma dessas figuras é sem dúvida José Mota, natural de Lordelo, Paredes, que na época transacta venceu a Taça de Portugal, na liderança do Desportivo das Aves. Um feito inédito para o clube e para o técnico de Paredes que venceu pela primeira vez aquele troféu, que é o segundo mais importante do futebol português.

A conquista valeu a José Mota elogios dos mais variados actores e agentes ligados ao mundo do desporto. Logo após ter vencido o Sporting, o treinador lordelense reconheceu que este tinha sido um dos troféus mais importantes do seu vasto curriculum futebolístico.

O feito não passou despercebido aos lordelenses e aos responsáveis políticos locais, tendo sido homenageado pela Câmara de Paredes que aprovou um voto de louvor, depois de já ter recebido a Medalha de Ouro do Município.

José Mota destacou-se primeiro como futebolista no clube da terra, o Aliados de Lordelo, seguindo-se o contrato com o Futebol Clube Paços de Ferreira, equipa que representou durante quase uma década e da qual foi capitão. Depois de terminar a carreira de jogador foi treinador adjunto do Paços e depois treinador principal. Da sua carreira destaca-se a qualificação o Paços de Ferreira para a Taça UEFA, na temporada de 2006/2007, após ficar em sexto lugar no Campeonato Nacional. Em de 2008, treinou o Leixões, na Primeira Liga, alcançando para o clube o sexto lugar no Campeonato e sendo a equipa considerada a sensação da época. Passou pelo Belenenses e salvou o clube da descida, pelo Vitória de Setúbal e pelo Gil Vicente Futebol Clube, entre outros.

CBP – Clube de Basquetebol de Penafiel

Fotografia: Clube Basquetebol de Penafiel

Por conseguir fazer muito com pouco e tentar incluir todos, decidimos destacar o trabalho do Clube de Basquetebol de Penafiel, que acaba de comemorar o 20.º aniversário. Além do trabalho realizado com as dezenas de atletas de basquetebol, o clube tem-se distinguido pela aposta na secção de ginástica, que até já lhe tem valido prémios.

O clube recebeu, recentemente, o galardão “Ginástica Solidária” pela Federação de Ginástica de Portugal, pelo trabalho notável que tem vindo a realizar em prol do desporto adaptado, contribuindo para a integração social através do desporto e promovendo actividades direccionadas a atletas portadores de deficiência. E esta não foi a primeira vez que foi elogiado na mesma gala.

A secção de ginástica tem cerca de 100 atletas de vários concelhos da região. Entre os que são portadores de deficiência há alguns que já ganharam vários prémios internacionais.

Apesar de não ter as condições ideais de treino, o Clube de Basquetebol de Penafiel não desiste da modalidade que fomenta a aprendizagem dos portadores de deficiência, permitindo maior autonomia através do desenvolvimento da condição física e do desenvolvimento cognitivo.

Equipa Ultra Trail de Paredes

O ano foi de ouro para a equipa Ultra Trail de Paredes que venceu várias provas e se evidenciou ao mais alto nível.

A equipa desportiva de Trail Running – Team Bifase tem disputado os campeonatos nacionais, organizados pela Associação Trail Running de Portugal, tendo-se sagrado, em 2018, campeã nacional de Ultra Trail Endurance, Campeã Nacional de Ultra Trail e tendo vencido a Taça de Portugal Ultra Trail.

Também alguns dos seus atletas, de vários concelhos da região, conseguiram resultados de destaque.

Este ano, a formação paredense tem como objectivos conquistar o Campeonato Nacional de Trail, tentando assim garantir os três Campeonatos Nacionais de Trail”.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Jovem Desportista do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Projecto Social do Ano