Publicidade

Estão concluídas as obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena, Valongo. Este bloco de habitação social, onde residem 70 famílias, sofreu uma intervenção que permitiu a substituição das coberturas, das caleiras e das caixilharias e janelas, bem como a colocação de revestimento térmico, num investimento de quase 306 mil euros.

Segundo a autarquia, foram ainda realizadas obras de modernização e requalificação dos espaços públicos envolventes, orçadas em cerca de 143 mil euros.

Trata-se da primeira intervenção a ficar totalmente concluída no concelho, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, financiado pelos fundos comunitários do Programa Norte 2020. No total, o investimento previsto para a reabilitação de empreendimentos de habitação social no concelho ronda os três milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado em comunicado, destaca que a intervenção, “além de dotar as casas com melhores condições de habitabilidade e conforto térmico” visa “dinamizar a inclusão social, através da promoção de espaços flexíveis e polivalentes apropriados para a prática informal de actividade física”.

“Apesar dos atrasos na atribuição dos fundos comunitários, finalmente começamos a ver os resultados do investimento prioritário na melhoria da qualidade de vida das comunidades desfavorecidas”, acrescenta José Manuel Ribeiro.

O autarca inaugura amanhã, às 18h00, estas obras de requalificação na Rua das Valmarinhas, em Alfena.