Autarcas querem comboio entre Valongo e Felgueiras

Estudo prévio já terá sido entregue ao ministro do Planeamento e Infra-Estruturas

0
Publicidade

Os municípios de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo querem a criação de uma linha de comboio, com 36 quilómetros, que ligue estes concelhos.

Segundo o JN, os autarcas, que se reuniram na sede da distrital do PS Porto, já entregaram ao ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas um projecto com um estudo inicial sobre o possível traçado da linha, com dois percursos distintos, um a ligar Valongo, Paços de Ferreira (nomeadamente Seroa), Freamunde, Lousada e Felgueiras e outro a passar por Gandra e Lordelo.

Os autarcas defendem que a ferrovia permitira a entrada e saída de matérias-primas e facilitaria o transporte de cerca de 200 mil pessoas, numa região com carências ao nível dos transportes públicos.

Recorde-se que, um dos compromissos de Humberto Brito, autarca de Paços de Ferreira, era trazer a linha férrea até ao concelho. Em 2017, o presidente da câmara entregou ao ministro ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, um manifesto subscrito pelas maiores empresas com sede no município, nas quais trabalham cerca de 3.000 pessoas e que geram um volume de negócios superior a 384 milhões de euros, dos quais mais de 280 milhões se referem a exportações, apelando ao Governo que ajude o concelho a avançar com este projecto.