Mais de 2000 alunos participaram na “Semana da Saúde” do Agrupamento Escolas Joaquim Araújo (AEJA). A iniciativa foi organizada pela equipa do Projecto de Educação para a Saúde (PES), entre 7 e 15 de Abril, com o objectivo de criar contextos educativos favoráveis à informação e formação relativa a medidas de promoção da saúde, com apoio de entidades públicas e privadas.
Foram realizadas várias acções de sensibilização dirigidas a alunos do 3.º ciclo, com temas como a “Alimentação Saudável na Adolescência”, “Dependências, “Caixinha de Perguntas: Gravidez na adolescência”, apoiadas pela Unidade de Saúde do Vale do Sousa Sul, pelo Gabinete de Psicologia e pelo grupo disciplinar de Educação Moral Religiosa e Católica.
Orientada especificamente para alunos do 9.º e 10.º anos, a equipa de profissionais de saúde disponibilizada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, proporcionou uma formação teórico-prática sobre “Suporte Básico de Vida”, diz a escola em nota de imprensa. A turma do 8.º B da Escola Básica de Penafiel Sul promoveu a actividade “Just try it!”, com a confecção e venda de alimentos saudáveis e a turma do Curso Vocacional de Cozinha e Pastelaria da EBPS, confeccionou refeições saudáveis – “Prato com Saúde” – para professores, alunos e funcionários, servidas no restaurante pedagógico da escola designado por “Sala com sabor”.
Dirigido aos mais pequenos, os alunos do 8.º A da EBPS dramatizaram, com o apoio dos professores de português, a peça de Teatro “O Serafim está sempre constipado”. A autora do livro que inspirou a peça, Manuela Mota Ribeiro, esteve presente na actividade.
A “Semana da Saúde” também alertou os alunos do Pré-escolar do AEJA para os aspectos de saúde através da realização de ações de sensibilização sobre “Hábitos de postura corporal”.
Com o objectivo de desenvolver o espírito investigativo a Equipa PES desafiou os alunos do 9.º ano da disciplina de Ciências Naturais e durante toda a semana esteve patente nos átrios das Escolas EBPS e ESJA uma exposição de Pósteres sobre o tema “ O Organismo em Desequilíbrio“.
A promoção de hábito de actividade física foi também inserida na programação com duas aulas de ”Zumba /Body Combate”, uma na EBPS e outra na Escola Secundária Joaquim de Araújo (ESJA), dinamizadas pelo Ginásio PlayLife – Fitness Center.
Para Maria João Vaz, coordenadora da Equipa PES do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, a iniciativa “foi muito favorável à formação dos alunos e restante comunidade educativa, portanto a promessa é voltar”.