Chegada a época natalícia são vários os espectáculos de patinagem artística que decorrem um pouco por toda a Região do Vale do Sousa. Alguns dos espectáculos têm como intervenientes atletas consagrados, campeões nacionais e europeus.
222 atletas, dos 4 aos 25 anos, de três clubes de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, vão apresentar peças diferentes, algumas inspiradas em clássicos, outras mais actuais, numa iniciativa que tem como propósito dar a conhecer o trabalho dos atletas, dos clubes e associações e proporcionar um Natal cheio de encanto e glamour.
Em Penafiel, a peça “Cinderela em Patins”, uma produção da Associação Desportiva de Penafiel, secção de patinagem artística, conta com 87 atletas, e já começou a ser exibida aos alunos dos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo.
Maria do Carmo, da secção de patinagem artística, destacou que além dos alunos do primeiro ciclo, a peça foi apresentada a alguns alunos da EB 2/3 Ferreira Gomes, utentes da APADIMP e idosos de alguns centros e lares do concelho.
“O feedback que temos tido é para já muito positivo. Pelo forma como as pessoas interagiram e reagiram ao espectáculo julgo que as próximas edições da Cinderela em Patins vão ser um êxito”, disse, salientando que os bilhetes, com excepção, para o espectáculo de sexta-feira à noite, estão esgotados.
Maria do Carmo esclareceu, ainda, que na sexta-feira, durante o dia, continuam as exibições para as escolas do concelho e, à noite, sábado e domingo será a vez dos adultos.
Falando da peça, Maria do Carmo salientou que a escolha do tema foi previamente pensada, sendo um tema sobejamente conhecido, que prima pela qualidade dos interpretes, pelas coreografias, o som e que pode ser encarada como uma grande produção.
“Ao contrário do que tem sido habitual, este Natal optamos por escolher um tema que é conhecido do público em geral que agrada aos mais novos e aos adultos que remete para o nosso imaginário infantil. É uma peça em que o encanto e o glamour estão presentes”, avançou.
Ao Verdadeiro Olhar, Maria do Carmo realçou, ainda, que nada foi deixado ao acaso na preparação da peça, desde a indumentária dos executantes, ao cenários e ao som. “Estamos a falar de um trabalho árduo, de grande qualidade que envolveu um investimento significativo”, disse.
Nos dias 15, as sessões do “Cinderela em Patins” estão agendadas para as (21h00), no dia 16 para as 16h00 e 21h00 e no dia 17, às 17h00. Todos os espectáculos vão ser apresentados no Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro.
“Vaiana em Patins” em Paredes
Em Paredes, a proposta par esta quadra natalícia chama-se “Vaiana em Patins”, espectáculo que envolve 65 atletas, que será exibido entre amanhã e domingo.
Filipe Sereno, técnico na empresa Patinagem Artística – Associação Desportiva de Paredes, esclareceu dois dos espectáculos vão contar com a participação da turma de patinagem do Centro Escolar de Vilela.
Ao nosso jornal, Filipe Sereno atestou que a organização teve a preocupação de seleccionar um tema destinado às camadas mais jovens, do pré-escolar e primeiro ciclo, sem cair nos temas mais tradicionais que todos os clubes já fizeram ao longo de vários anos.
Quanto ao feedback que espera obter com este espectáculo, Filipe Sereno garantiu que o tema vai envolver a comunidade local e promete constituir um sucesso de Natal.
“O feedback vai ser positivo. Tem um enredo muito engraçado, as músicas são giras e vamos tentar proporcionar a todos um excelente espetáculo de patinagem”, assegurou, lançando um repto à comunidade local para que esteja presente nas várias sessões que vão ser apresentadas nos próximos dias.
“Convidamos todos os paredenses e não só a assistir ao espectáculo. Temos como um dos objectivos a curto médio prazo levar a patinagem artística a todas as freguesias de Paredes para que mais jovens possam experimentar a prática da modalidade e termos mais atletas oriundos de Paredes e a representar o concelho em competições no futuro”, acrescentou.
O espectáculo conta, também, com alguns atletas campeões distritais, nacionais e mundiais da ADPA.
Os espectáculos terão lugar nos dias 14, 15, 16 e 17 de Dezembro, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.
Os bilhetes custam cinco euros e podem ser adquiridos no Pavilhão Rota dos Móveis, no Gabinete dos Serviços Sociais da Câmara de Paredes, na Junta Freguesia de Rebordosa, na Junta Freguesia de Lordelo, na Junta Freguesia de Cete e junto dos dirigentes e pais dos atletas da ADPA.
“Rei Leão em Patins” em Paços de Ferreira
Em Paços de Ferreira, a peça a exibir este Natal chama-se “Rei Leão em Patins”, espectáculo organizado pela secção de patinagem Artística da Juventude Pacense, que conta com 70 atletas e será apresentado no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira nos dias 14, 15, 16 e 17 de Dezembro.
Cecília Abreu, da Juventude Pacense, afirmou que o espectáculo conta com participantes com idades entre os 4 e os 25 anos, muitos deles campeões nacionais e vice-campeões da Europa, e promete ser uma surpresa agradável para quem assistir ao evento.
A organização conta receber cerca de cinco mil pessoas. Parte das sessões são para alunos das escolas. A 15, 16 e 17 há sessões para o público em geral. Os bilhetes custam 6,5 euros.
Cecília Abreu sustentou, também, que a organização, este ano, optou por uma peça diferente das que habitualmente costuma levar ao público nesta quadra.
“Quisemos apresentar um tema e um trabalho diferentes, sem estarmos frequentemente a recorrer às histórias mais tradicionais. Este é um trabalho que agarra toda a família e remete para várias temáticas”, expressou.
Cecília Abreu avançou, também, que o espectáculo escolhido tem uma preocupação ambiental. “A peça remete, igualmente, para a preservação do ambiente, o ciclo da vida e preservação do nosso ecossistema”, concretizou, especificando que toda a construção da peça foi previamente pensada. “Desde os cenários, até ao guarda-roupa, luzes e o som tudo foi pensado de forma a fazer deste espectáculo um momento único que fará as delicias dos mais novos e dos adultos. É um espectáculo emocionante, moderno e interactivo”, declarou.
Rei Leão em Patins é o nono espectáculo da secção de Patinagem Artística do Juventude Pacense.