A 16.ª edição do Folia – Festival Internacional de Artes do Espectáculo tem início no dia 22 de Abril com a estreia de “A Fera amansada”, a 44.ª produção da Jangada teatro, baseada na obra de William Shakespeare.
“A Fera Amansada” é uma das maiores e mais controversas cómicas batalhas do sexo. A farsa gira à volta do cortejar de Petruquio, um caçador de fortunas, e Catarina, uma mulher temperamental e de pelo na venta. Inicialmente Catarina não se mostra interessada no namoro, mas Petruquio vai seduzi-la com uma série de truques psicológicos – “a domesticação” – até ela se sentir impelida a casar com ele.
A peça tem a encenação de John Mowat e interpretação de Luiz Oliveira, Rita Calatré e Vítor Fernandes. A música está a cargo de Rui Sousa.
No domingo, dia 24, a tarde conta com o espectáculo “Música para cinema”, protagonizado pelo Maestro António Vitorino D´Almeida.
O 25 de Abril conta com a actuação de Paulo de Carvalho, que eternizou a música que serviu de senha para a revolução dos cravos.
Na terça-feira, dia 26, é a vez de aparecer a “Cinderela”, com a interpretação de Ricardo Peres. A Palmilha Dentada apresenta “O guardião do rio”, no dia 27, quarta-feira. No dia seguinte, 28, “Romeo and Juliet for 2” é a proposta apresentada pela companhia Idea Theatre Group, da Grécia. O teatro de Montemuro apresenta, já quase no final desta edição do Folia o espectáculo “memórias partilhadas”, no dia 29. No dia seguinte “Aullidos” é a proposta do Teatro Corsário, de Espanha.
O encerramento deste Festival de Artes do Espectáculo vai ter como convidada a Companhia do Chapitô, que apresenta “Macbeth”, no dia 1 de Maio.
Durante os dias em que decorre o Folia vai estar patente a exposição de Inês Barros “Caricaturar”, no Auditório Municipal.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos podem ser adquiridos na Jangada teatro ou na ticketline. Para informações adicionais pode ser contactada a Jangada teatro, através do telefone 961800798.
De 3 a 7 de Maio decorre a 9.ª edição do Foliazinho – Festival de teatro para a infância e juventude, dedicada aos mais pequenos e com programação específica para a sua faixa etária.