Aproximadamente 1.500 pessoas do concelho de Paredes participaram, esta manhã, em várias actividades (música, jogos desportivos/tradicionais e rastreios), numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Paredes, através do Programa Movimento Sénior em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G – Horizontes de Inclusão.

Ao Verdadeiro Olhar, vários idosos enalteceram esta iniciativa, salientando ser um dia “especial” e uma oportunidade para conviverem com idosos de outros centros e instituições particulares de solidariedade social.

Clemência Sousa, de 73 anos de idade, do Centro Social e Paroquial de Recarei, afirmou que além do convívio, esta iniciativa ajuda a consolidar os laços entre os idosos e os mais novos e fortalece a própria comunidade.

“É uma ideia excelente. Além de estarmos ocupados com várias actividades, temos a possibilidade de travar conhecimento com utentes de outras instituições”, disse.

Vitorino Gomes, 88 anos de idade, utente, também, no Centro Social e Paroquial de Recarei, realçou, igualmente, a iniciativa de reunir os idosos do concelho no Parque da Cidade e lembrou que os idosos, apesar da sua idade, podem ser uma mais-valia para as comunidades locais, sendo portadores de conhecimentos e experiências que podem ajudar os mais novos.

“Foi uma manhã animada. Este é o segundo ano que venho ao Parque da Cidade e não dou o tempo por perdido”, adiantou, manifestando que estas actividades ajudam a combater a depressão, a solidão e contribuem para aumentar a qualidade de vida dos idosos.

Vitorino Gomes elogiou, ainda, o trabalho que os técnicos e demais colaboradores do Centro Social Paroquial de Recarei fazem durante o ano em prol dos mais idosos.

“É uma instituição que trata bem dos seus idosos. Tem excelentes profissionais, dispõe de boas condições e mantém os seus idosos sempre ocupados com várias actividades”, avançou, acrescentando que a instituição dispõe de um Serviço de Apoio Domiciliário, que inclui confecção de alimentos e distribuição de refeições, tratamento de roupas, higiene habitacional, cuidados de higiene pessoal de uma creche e vai ter um lar de idosos.

Presentemente, o Centro Social e Paroquial de Recarei dispõe de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Vera Jorge, colaboradora do Centro Social e Paroquial de Recarei, reconheceu que o Dia dos Avós além de proporcionar o convívio, estimula o envelhecimento activo, a mobilidade e as capacidades cognitivas.

“É um dia em que os idosos são convidados a fazer exercício físico, a participar em muitas actividades que ajudam a estimulação cognitiva, motora e sensorial e coordenação motora”, expressou, manifestando que esta data promove, também, os valores da família.

Vera Jorge esclareceu, também, que os avós têm, hoje, um papel crescente na sociedade, assumindo uma influência decisiva na educação dos netos, na ajuda à família e influenciando o desenvolvimento dos jovens.

Além das caminhadas, dos jogos tradicionais, das aulas de ginástica e música ao vivo, o Dia dos Avós incluiu rastreios de saúde.