A Câmara de Lousada, em articulação com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e o Hospital de Santo António, realiza, sexta-feira, no espaço AJE, a IV edição do Hospital dos Pequeninos.
A edição deste ano irá contar com mais de 150 crianças dos jardins-de-infância dos agrupamentos de escolas e do ensino particular do concelho.
O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa inspirada no projecto Teddy Bear Hospital concretizado pela International Federation of Medical Students Association (IFMSA) e pela European Medical Students Association (EMSA) e tem como finalidade desmistificar a “bata branca”, ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído, num meio adaptado ao mundo infantil.
Pretende-se, com esta actividade, fazer precocemente educação para a saúde, propondo-se às crianças através de um jogo de representação, que levem ao “Hospital” um dos seus brinquedos que estará doente e necessitará de ser tratado. Com a ajuda dos estudantes, a criança e o seu brinquedo são convidados a passar por várias fases como triagem, consultas e outras numa aproximação à realidade.
O mesmo grupo de estudantes de medicina que participa no Hospital dos Pequeninos vão realizar no sábado e no domingo, junto ao Edifício dos Paços do Concelho, rastreios à população, nomeadamente, a medição da glicose e da tensão arterial, pesagem e ainda ouvir conselhos médicos, de modo gratuito.
No sábado, o horário de funcionamento dos rastreios é das 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00. No domingo, os rastreios decorrem entre as 10h00 e as 13h00.