Mais 15 famílias carenciadas de Valongo vão ser realojadas em habitação social

Continua a haver uma lista de mais de 500 agregados familiares em lista de espera

0

Mais 15 famílias com carências económicas, num total de 34 pessoas, recebem, esta sexta-feira, a chave para uma habitação social no concelho de Valongo, na habitual entrega de casas feita pela Câmara Municipal por altura do Natal.

“A Empresa Municipal Vallis Habita esforça-se por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com mais de 500 agregados familiares inscritos para habitação social”, apesar de não haver casas suficientes para fazer face às necessidades, reconhece a autarquia.

Em nota de imprensa, o município salienta que “no actual ciclo governativo, já foram entregues 161 casas municipais com arrendamento apoiado, tendo sido realojadas no total 432 pessoas, o que representa um investimento público superior a um milhão de euros, em obras de reabilitação dos imóveis. “Cada intervenção custa em média oito mil euros. Em 2020, este investimento foi de 93.952,13 euros”, esclarece a mesma fonte.

Em Valongo, há 1.098 habitações sociais municipais em regime de arrendamento.

“As entregas de casas só podem realizar-se à medida que as habitações vão sendo desocupadas pelos anteriores moradores. Entretanto, é necessário realizar obras de recuperação em cada casa deixada vaga pelos anteriores ocupantes”, sustenta a Câmara.