Segundo a Federação Nacional dos Professores (FENPROF), há 202 escolas dos país que já registaram casos de Covid-19.
A lista foi actualizada esta tarde e inclui 15 estabelecimentos de ensino da região, nomeadamente de Lousada, Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo.
“Face à falta de resposta do Ministério da Educação e ao reduzido número de casos assinalado pela Direcção-Geral da Saúde, a FENPROF decidiu divulgar a lista que tinha em sua posse, a qual será actualizada sempre que sejam reportados e confirmados novos casos. Desta lista constam escolas em que se registaram casos de Covid-19, independentemente de se encontrarem ou não activos”, referem no site.
“Alguns professores e também pais têm contactado a FENPROF informando que a lista tornada pública está incompleta, enviando o nome de outras escolas onde também se registam casos de Covid-19. É natural que a lista peque por defeito, pois a FENPROF apenas vai acrescentando escolas/AE que, de forma inequívoca, consegue confirmar. Os poucos casos incorrectamente divulgados, entretanto retirados, deveram-se a situações de quarentena com origem exterior à escola ou ocorridas já no final do anterior ano lectivo e que, por isso, geraram confusão. Encontram-se mais algumas escolas em vias de confirmação”, informam ainda.
A FENPROF defende ainda que, quando são detectados casos, todos os alunos da turma, professores e contactos próximos sejam, de imediato, testados.
Lista divulgada
Lousada
Centro Escolar de Lustosa
EB 2.3/S de Lustosa
AE Lousada Este
AE Dr. Mário Fonseca
Escola Secundária de Lousada
EB Pias
EB Lousada Centro
Paços de Ferreira
ES Paços de Ferreira
AE Frazão
Escola Básica e Secundária de Freamunde
Penafiel
ES Penafiel
Valongo
AE Vallis Longus
Escola Secundária de Alfena
EB do Barreiro (AE de Alfena)
Escola do Calvário