Entre 25 e 30 de Julho, 15 empresários moçambicanos estiveram de visita à região do Tâmega e Sousa no âmbito de “uma missão empresarial inversa” do projecto de apoio à internacionalização das empresas do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS).
Segundo nota de imprensa, esta iniciativa teve como objectivo aproximar a região ao país africano, facultar informação mais especializada de acesso ao mercado em causa, assim como fomentar oportunidades de negócios e criar parcerias estratégicas, tendo sido encetadas para o efeito diversas visitas a empresas e concretizados encontros business to business.
O presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, acredita que Moçambique continua a representar um mercado de oportunidades para as empresas do Tâmega e Sousa, em particular do cluster da Construção, Têxteis, Calçado e Agroalimentar. “No sector da construção assistimos a uma segunda vaga de investimento, sustentada pela oportunidade criada pelo défice de edificações e obras de engenharia civil, com fortes programas de investimento público previstos. No que respeita ao mercado de consumo (têxteis, calçado e agroalimentar), Moçambique é um mercado com grande potencial por explorar, o que se traduz numa oportunidade para quem nele deseje investir. Este ponto é acentuado pela escassa oferta existente no país e baixa capacidade de produção nacional, em combinação com o aumento da procura por parte do consumidor”, refere.
O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa tem já agendada missão empresarial a Moçambique, prevista de 2 a 8 de Outubro.