Há 15 anos, dois jovens empreendedores, de 17 e 20 anos de idade, resolveram pegar numa pequena mercearia e transformá-la numa empresa de sucesso. E conseguiram. Os Supermercados Europa são hoje a escolha de muitos paredenses e pacenses (e não só) para realizar as suas compras. Têm agora duas lojas e passaram de cinco para 30 funcionários. A matriz: ter preços que conseguem ser mais baixos que os das grandes superfícies que os rodeiam.
Andreia Leal e José Pereira, proprietários e sócios gerentes dos Supermercados Europa, eram ainda muito jovens quando decidiram pegar num negócio com mais de 40 anos e juntar-lhe “garra e ambição”. Os pais de Andreia Leal tinham um pequeno negócio por baixo da habitação, em Vilela, e os empresários, hoje com 32 e 35 anos, acreditaram que havia potencial para crescer.
Andreia já conhecia o negócio, já que trabalhava com os pais, e apostaram numa mudança de nome, de design e da dinâmica da loja. “Quando pegamos no negócio já tínhamos um projecto de futuro para fazer algo maior”, explicam.
Abriram loja em Cristelo em 2005
Durante os primeiros anos trabalharam de noite e de dia. Tinham três funcionários e facturavam cerca de 300 mil euros por ano. Os clientes reagiram bem à mudança. Gostavam da proximidade do supermercado, dos preços praticados e do atendimento personalizado.
O crescimento do negócio foi rápido. Cinco anos depois, em 2005, o casal apostava na abertura de uma nova loja, em Cristelo. Aumentaram o número de funcionários e passaram a ter um armazém para guardar maior volume de produtos “Começamos a comprar em escala, a melhor preço, e isso foi um factor de sucesso”, defendem Andreia e José. “Neste momento, o principal factor de competição é o preço”, referem.
O sucesso das lojas era tanto que, ao final da tarde, acabava por gerar-se fila de trânsito, junto às lojas, pela grande afluência de clientes. Perceberam que tinham que aumentar a capacidade de resposta. “Estávamos limitados em termos de espaço. Era crescer ou morrer. Havia sempre filas na única caixa que tínhamos, as pessoas iam começar a cansar-se”, sustenta Andreia Leal.
Não hesitaram. Candidataram-se a um financiamento do projecto Comércio Investe, mas não tiveram apoio. Decidiram avançar com investimento próprio e financiamento bancário e construíram novas instalações, em Vilela. Foram quase três milhões de euros de investimento.
Mais uma vez, a opção mostrou-se acertada. A localização é ideal para captar clientes não só de todo o concelho de Paredes mas também do concelho vizinho, Paços de Ferreira. Apostaram no espaço de estacionamento, na diversificação de produtos e passaram a ter, além da padaria, pastelaria e charcutaria, um espaço de talho (concessionado), um café e três lojas (uma sapataria e duas de vestuário). “Estamos rodeados de grandes hipermercados, mas ainda assim a população escolhe este espaço”, sustentam os proprietários dos Supermercados Europa. “Aos sábados chegamos a receber 1500 pessoas”, acrescentam. Estão abertos diariamente, entre as 9h00 e as 21h00.
A facturação aumentou exponencialmente. “Actualmente, ronda os cinco milhões de euros”, adianta Ricardo Coelho, técnico oficial de contas da empresa. Já empregam trinta pessoas, uma equipa jovem composta sobretudo por pessoas do concelho.
O crescimento continua. Estão a construir um novo armazém, com 900 metros quadrados. E a vontade de continuar a crescer existe, havendo mesmo projectos já delineados. Mas Andreia e José mantêm os pés assentes na terra e pensam duas vezes antes de avançar com novos investimentos, face à instabilidade da economia e aos impostos elevados que o negócio acarreta.
A primeira loja construída de raiz nasceu a 11/11/11, em Vilela. Os quatro anos do espaço serão assinalados na próxima quarta-feira, com animação, descontos e um super bolo.
Para os mais novos haverá animação, com um mimo e muitas surpresas. Para os pais são 40 dias de festa com muitos descontos já em vigor. No dia haverá ainda preços especiais em vários produtos.
Os Supermercados Europa prometem ainda um bolo com vários metros para cantar os parabéns à loja de Vilela e convidam a população a marcar presença na festa.