Há 14 creches e berçários, com capacidade para 588 crianças, em construção em Paços de Ferreira e vão ter frequência gratuita. Assim, a partir do próximo ano, a cobertura será total e todas as famílias do concelho vão estar abrangidas, garante a autarquia, em comunicado. O investimento total destas obras, financiadas no âmbito do PRR, é de 4,5 milhões de euros.
Os novos equipamentos vão funcionar em todos os centros escolares de Paços de ferreira, com exceção de Raimonda, cuja construção também já está em execução, mas num edifício contíguo à Junta de Freguesia e cuja gestão será da responsabilidade do Centro Social e Paroquial local.
Assim, garante a autarquia, Paços de Ferreira vai ser “o primeiro concelho do país com oferta gratuítas de creches e berçários para todos os residentes”.
As obras estarão concluídas até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, sendo que, nesta altura, a edilidade está a proceder à contratação de pessoal, assim como à equisição de equipamentos.
Como estas estruturas envolvem processos burocráticos morosos, a Câmara Municipal abre hoje e até ao dia 29 de outubro, a entrega da manifestação de interesse em frequentar aqueles espaços por parte dos pais ou futuros pais.
O documento, disponível na página do município, deve ser entregue nos seviços da autarquia ou nas secretarias dos Agrupamentos de Escolas E.B 2,3 de Frazão, de Paços de Ferreira, de Eiriz ou Escola Secundária de Freamunde.
No caso de Raimonda a entrega da manifestação de interesse deverá ser realizada no respetivo Centro Social e Paroquial.