A Câmara de Paredes avançou com um ajuste directo para a celebração de um contrato para implantação de medidas de eficiência energética na iluminação pública no concelho.
Em causa está a substituição de 14406 luminárias para LED, entre outras medidas. A poupança anual será de 875 mil euros, diz a autarquia.
O valor do contrato, a 12 anos, é superior a 6,7 milhões de euros (a que acresce IVA).
As luminárias convencionais serão substituídas para leds em todas as freguesias, à excepção de Rebordosa e Lordelo, onde boa parte da iluminação pública, gerida por duas cooperativas, já é LED.
Este contrato começou a ser negociado em 2017, mas só foi agora concretizado depois de uma renegociação que permitiu à Câmara aumentar a poupança que lhe cabe de 28 para 32,5%, explica o presidente do município. Segundo Alexandre Almeida, a poupança conseguida será repartida entre a empresa, que faz o investimento, e a autarquia. “Com este investimento realizado na íntegra por parte desta empresa, prevê-se uma poupança anual no custo de energia de iluminação pública de cerca de 875 mil euros, sendo que cerca de 590 mil euros ficam para a empresa e 285 mil euros para a Câmara Municipal”, refere o autarca.
A poupança de energia eléctrica prevista com a substituição das luminárias e medidas a implementar é de 5.818.481 kWh/ano.
E espero que tenham sensor de presença/movimento para a poupança ser maior.
Comments are closed.