Está a decorrer, até 31 de Dezembro, a votação das propostas candidatas ao Orçamento Participativo Jovem de Lousada (OPJ). Nesta oitava edição há 13 propostas a concurso.
São elas: “Brincar é Aprender- Parque Infantil – Boim”, “Vila Coworking”, “Areias Desportivas”, “Maria Rapaz”, “A Escola da Floresta de Lousada”, “Reabilitar para o Futuro”, “Sand Box – Social Experiment”, “Melhorias na Escola Básica e Secundária de Lousada Norte”, “Tudo a Ver”, “Uma aventura no Parque, da infância à velhice: desafios e conquistas…”, “Ginástica ao Serviço de Lousada”, “Requalificação do Espaço Desportivo de Alvarenga” e “Lousada Sports Streaming”. Pode conhecer a descrição de cada proposta aqui.
“O Município pretende, com este projecto, reunir opiniões e contributos importantes junto da população jovem do concelho, para que as suas ideias e projectos possam ser tidas em linha de conta no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano”, sendo “o OPJ é um modo de promover a participação cívica dos jovens, exercendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico”, refere a Câmara.
A apresentação do projecto vencedor está agendada, tal como é hábito, para o dia 6 de Janeiro de 2022, data de aniversário do Espaço AJE – Artes, Juventude e Europa. A proposta vencedora será executada com até 30 mil euros.