O livro “Histórias de Encantar” foi apresentado no passado dia 19. Trata-se de um projecto dinamizado pela associação Ajudaris que ganhou vida com histórias contadas por mais de 120 alunos do concelho de Lousada.
“É composto por textos ditados por crianças dos jardins-de-infância dos Agrupamentos de Escolas de Lousada e de Caíde de Rei”, explica a autarquia. Participaram os jardins-de-infância de Boim, Pias, Silvares e Ordem, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Lousada, e os alunos do 6.º A da EB Lousada Este, da turma do 4.º ano de Vilar do Torno e dos alunos do Jardim-de-infância de Cruzeiro – Cernadelo.
A Ajudaris criou o projecto em 2009, com a finalidade de promover a leitura, da escrita, da arte e da solidariedade. Desta forma, os livros colocados à venda têm um cariz social. A autarquia de Lousada adquiriu 100 exemplares.
“Esta obra cumpre dois objectivos fundamentais. Por um lado, promove a leitura e a escrita dos mais novos, ao mesmo tempo que fomenta a defesa de causas sociais. Assim, é com muita satisfação que a autarquia participa no projecto onde se destaca o papel dos directores dos agrupamentos envolvidos, dos professores e dos alunos”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado.
Durante a sessão, foram entregues os diplomas de colaboração aos coordenadores dos estabelecimentos de ensino, educadores e alunos.