O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso da GNR deteve 11 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos, por tráfico de droga.
Segundo comunicado, “na sequência de uma investigação nos concelhos de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia e Valongo, que teve a duração de cerca de dois anos, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que culminaram na realização de 16 buscas domiciliárias, duas em estabelecimentos de restauração e bebidas, uma em lavandaria, três em garagens e 20 em veículos”.
No total, foram apreendidos 11 quilos de haxixe; 448 doses de liamba; 3.600 doses de canábis; 14 quilos de tabaco; três veículos; uma moto de água; duas réplicas de armas de fogo; 42 munições; 11 telemóveis; diverso material pirotécnico; e 14.853 euros em dinheiro.
Oito dos detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Segundo a GNR, três ficaram sujeitos a prisão preventiva, três a apresentações diárias no posto policial da área de residência, a proibição de contactarem entre si e de frequentarem os locais de tráfico sinalizados no âmbito do processo, e dois a apresentações duas vezes por semana no posto policial da área de residência, a proibição de contatarem entre si e de frequentarem os locais de tráfico sinalizados no âmbito do processo.
* Notícia actualizada com as medidas aplicadas pelo tribunal.