A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai reactivar, durante este mês, o Programa de Rastreio da Retinopatia Diabética nos centros de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Norte, que abrange os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.
De acordo com a ARS Norte, esta medida vai beneficiar 11.600 utentes com diabetes que serão avaliados e, em caso de necessidade, encaminhados para a especialidade de Oftalmologia dos Centros Hospitalares de São João e do Tâmega e Sousa.
O programa deverá ter a duração aproximada de seis meses. Os centros de saúde vão receber estas consultas dois dias por semana, sendo atendidos cerca de 140 diabéticos por dia, “com equipamento moderno e pessoal técnico especializado”, promete a ARS Norte.
“Com este reinício, a actual tutela do Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde do Norte, vem repor o investimento num programa, então interrompido, junto de populações em que a incidência da doença ou efeitos decorrentes da retinopatia diabética poderiam vir a ser, num futuro próximo, muito acentuados tendo em conta o número atrás mencionado bem como a natural evolução desta complicação”, termina nota de imprensa.